IX CAFÉ COM LEITURA E IV SEMINÁRIO DE LEITURA, ESPAÇO E SUJEITO - EIXOS TEMÁTICOS

EIXO TEMÁTICO 1: ESPAÇO E LEITURA

A leitura como processo de aprendizado e transformação para a construção da cidadania. Os diferentes espaços de produção da leitura. O sujeito e a leitura do mundo. A vida nas cidades e o processo de leitura. Desenvolvimento socioespacial e acesso à leitura. Projetos de ação. Os grupos e as diferentes formas de construção do saber escrito. O mundo rural e o mundo da leitura.

 

EIXO TEMÁTICO 2: LETRAMENTO E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL

A leitura como componente essencial para o letramento informacional. A competência informacional enquanto processo de busca, uso, transformação e geração de novos conhecimentos. Uso competente de informação em diferentes instâncias da sociedade.

 

EIXO TEMÁTICO 3: LEITURA(S) FRAGMENTADAS E PRECONCEITOS EM LEITURA

As leituras fragmentadas e os preconceitos aos novos modos de ler na sociedade atual. Sociedades "agrafas". Leitores compulsivos. Projetos de acesso à leitura para grupos marginalizados. Espaços virtuais como novas formas de construção de identidades e novos modos de leitura. As redes sociais enquanto espaços de compartilhamento e difusão da informação. Leituras, sujeitos e redes. O papel da mídia e a ideologia.

 

EIXO TEMÁTICO 4: LEITURAS DE MUNDO PELO VIÉS LITERÁRIO

A literatura como fonte de compreensão do mundo. A geografia e a literatura na construção de identidades sociais. A leitura do mundo por meio da simbiose arte e realidade. A poesia, a crônica, o romance, a novela e as diferentes leituras na formação dos sentidos.

 

EIXO TEMÁTICO 5 – HISTÓRIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO

História das instituições de leitura: bibliotecas, livrarias, academias de letras etc. História da imprensa. História das práticas de leitura nas diferentes instâncias (família, escola, universidade).

 

EIXO TEMÁTICO 6 – INTERFACES DA LEITURA

Pesquisas, experiências sobre as diversas interfaces das práticas de leitura.

 

EIXO TEMÁTICO 7 – LEITURA: IMAGEM E IMAGINÁRIO

Leitura de imagem, mídia e imaginário. Possibilidades e metodologias de leituras de imagens. Diferentes tipos de imagens e suas diversas leituras: fotografia, vídeo, cinema e imagem digital. Relações entre imagem e imaginário: imagens mentais, representações mentais, símbolos e mitos.

 

EIXO TEMÁTICO 8 – BIBLIOTECAS ESCOLARES

A biblioteca escolar enquanto instrumento de ensino-aprendizagem. Biblioteca e bibliotecário na formação de leitores. Professores e bibliotecários na implementação do letramento informacional na escola. Biblioteca na formação do professores. Parceria bibliotecário e professor.