Eixos Temáticos

(PROGRAMAÇÃO COMPLETA)

 

EIXO TEMÁTICO 1 - ESPAÇO E LEITURA
(Coordenadoras: Cássia Oliveira e Keyla Rosa de Faria)

A leitura como processo de aprendizado e transformação para a construção da cidadania. Os diferentes espaços de produção da leitura. O sujeito e a leitura do mundo. A vida nas cidades e o processo de leitura. Desenvolvimento socioespacial e acesso à leitura. Projetos de ação. Os grupos e as diferentes formas de construção do saber escrito. O mundo rural e o mundo da leitura.

EIXO TEMÁTICO 2 - LETRAMENTO E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL
(Coordenadoras: Lívia Ferreira de Carvalho e Geisa Müller de Campos Ribeiro)

A leitura como componente essencial para o letramento informacional. A competência informacional enquanto processo de busca, uso, transformação e geração de novos conhecimentos. Uso competente de informação em diferentes instâncias da sociedade.

EIXO TEMÁTICO 3 - LEITURA(S) FRAGMENTADAS E PRECONCEITOS EM LEITURA
(Coordenadores: Andréa Pereira dos Santos, Keila Matida de Melo e Rubem Borges Teixeira Ramos)

As leituras fragmentadas e os preconceitos aos novos modos de ler na sociedade atual. Sociedades "agrafas". Leitores compulsivos. Projetos de acesso à leitura para grupos marginalizados. Espaços virtuais como novas formas de construção de identidades e novos modos de leitura. As redes sociais enquanto espaços de compartilhamento e difusão da informação. Leituras, sujeitos e redes. O papel da mídia e a ideologia.

EIXO TEMÁTICO 4 - LEITURAS DE MUNDO PELO VIÉS LITERÁRIO
(Coordenadoras: Damiana Pereira de Sousa e Renata Dias Dutra)

A literatura como fonte de compreensão do mundo. A geografia e a literatura na construção de identidades sociais. A leitura do mundo por meio a simbiose arte e realidade. A poesia, a crônica, o romance, a novela e as diferentes leituras na formação dos sentidos.


EIXO TEMÁTICO 5 – HISTÓRIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DOS REGISTROS
(Coordenadores: Josué Pereira da Silva Santos e Larissa Andrade Batista Cavalcanti)

História das instituições de leitura: bibliotecas, livrarias, academias de letras etc. História da imprensa. História das práticas de leitura nas diferentes instâncias (família, escola, universidade).

EIXO TEMÁTICO 6 – INTERFACES DA LEITURA
(Coordenadoras: Lais Pereira de Oliveira e Keyla Rosa de Faria)

Pesquisas, experiências sobre as diversas interfaces das práticas de leitura.

EIXO TEMÁTICO 7 – LEITURA: IMAGEM E IMAGINÁRIO
(Coordenadoras: Ana Rita Vidica e Lutiana Casaroli)

Leitura de imagem, mídia e imaginário. Possibilidades e metodologias de leituras de imagens. Diferentes tipos de imagens e suas diversas leituras: fotografia, vídeo, cinema e imagem digital. Relações entre imagem e imaginário: imagens mentais, representações mentais, símbolos e mitos.

EIXO TEMÁTICO 8 – BIBLIOTECAS ESCOLARES
(Coordenadoras: Camila Alves de Melo e Larissa Rosa de Oliveira)

A biblioteca escolar enquanto instrumento de ensino-aprendizagem. Biblioteca e bibliotecário na formação de leitores. Professores e bibliotecários na implementação do letramento informacional na escola. Biblioteca na formação dos professores. Parceria bibliotecário e professor.

EIXO TEMÁTICO 9 - LEITURA ANTIRRACISTA
(Coordenadoras: Rose Mendes da Silva e Sara Cruz Vieira)

A importância da leitura na formação de identidades étnico-raciais. A leitura antirracista como instrumento de empoderamento negro e combate ao preconceito e a discriminação racial. Bibliotecas e disponibilização de literatura para a igualdade racial. A biblioteca como dinamizadora da informação antirracista. A formação de leitores (as) para o combate ao racismo. A atuação de bibliotecários/as e/ou profissionais da informação na agenda antirracista. A formação de leitores (as) para o combate ao racismo.