Diretrizes para aceitação e avaliação dos relatos de experiência:

Os trabalhos deverão ser, apresentados na modalidade oral, discorrendo sobre o  temas dos grupos de trabalho oferecidos:

 

GRUPOS DE TRABALHO

Grupo 1: Espaço urbano e leitura

A leitura como processo de aprendizado e transformação paraa construção da cidadania. Os diferentes espaços de produção da leitura. Osujeito e a leitura do mundo. A vida nas cidades e o processo de leitura

Grupo 2: Leitura e espaços virtuais

Espaços virtuais como novas formas de construção deidentidades e novos modos de leitura. As redes sociais enquanto espaços decompartilhamento e difusão da informação. O papel da mídia e a ideologia

Grupo 3: O espaço geográfico como fonte de leitura

Preservação do meio ambiente a partir do acesso ainformação. Desenvolvimento socioespacial e acesso à educação. Projetos de açãoambiental. Os grupos e as diferentes formas de construção do saber. O mundorural e o mundo da leitura

Grupo 4: Competência e comportamento informacional

A competência informacional enquanto processo de busca, uso,transformação e geração de novos conhecimentos. Uso competente de informação emdiferentes instâncias da sociedade.

Grupo 5: Leitura(s) fragmentadas e preconceitos em leitura

As leituras fragmentadas e os preconceitos aos novos modosde ler na sociedade atual. Sociedades "agrafas". Leitorescompulsivos. Projetos de acesso a leitura para grupos marginalizados

Grupo 6: Leituras de mundo pelo viés literário

A literatura como fonte de compreensão do mundo. A leiturado mundo por meio da simbiose arte e realidade. A poesia, a crônica, o romance,a novela e as diferentes leituras na formação dos sentidos.

 

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

Para avaliação do grupo de trabalho serão considerados os seguintes critérios:

1. Relevância do tema para área, bem como, clareza na apresentação das atividades relatadas de acordo com o eixo escolhido; 

2. Propriedade da linguagem escrita;

3. Originalidade;

4. Estrutura do relato quanto às normas de submissão de trabalhos.