Diretrizes para aceitação e avaliação dos relatos de experiência:
Os trabalhos deverão ser, apresentados na modalidade oral, discorrendo sobre o temas dos grupos de trabalho oferecidos:
GRUPOS DE TRABALHO
Grupo 1: Espaço urbano e leitura
A leitura como processo de aprendizado e transformação paraa construção da cidadania. Os diferentes espaços de produção da leitura. Osujeito e a leitura do mundo. A vida nas cidades e o processo de leitura
Grupo 2: Leitura e espaços virtuais
Espaços virtuais como novas formas de construção deidentidades e novos modos de leitura. As redes sociais enquanto espaços decompartilhamento e difusão da informação. O papel da mídia e a ideologia
Grupo 3: O espaço geográfico como fonte de leitura
Preservação do meio ambiente a partir do acesso ainformação. Desenvolvimento socioespacial e acesso à educação. Projetos de açãoambiental. Os grupos e as diferentes formas de construção do saber. O mundorural e o mundo da leitura
Grupo 4: Competência e comportamento informacional
A competência informacional enquanto processo de busca, uso,transformação e geração de novos conhecimentos. Uso competente de informação emdiferentes instâncias da sociedade.
Grupo 5: Leitura(s) fragmentadas e preconceitos em leitura
As leituras fragmentadas e os preconceitos aos novos modosde ler na sociedade atual. Sociedades "agrafas". Leitorescompulsivos. Projetos de acesso a leitura para grupos marginalizados
Grupo 6: Leituras de mundo pelo viés literário
A literatura como fonte de compreensão do mundo. A leiturado mundo por meio da simbiose arte e realidade. A poesia, a crônica, o romance,a novela e as diferentes leituras na formação dos sentidos.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Para avaliação do grupo de trabalho serão considerados os seguintes critérios:
1. Relevância do tema para área, bem como, clareza na apresentação das atividades relatadas de acordo com o eixo escolhido;
2. Propriedade da linguagem escrita;
3. Originalidade;
4. Estrutura do relato quanto às normas de submissão de trabalhos.