Programação do evento

VIII CAFÉ COM LEITURA(S) E III SEMINÁRIO DE LEITURA(S), ESPAÇO E SUJEITO

TEMA CENTRAL: INTERFACES DA LEITURA

Local: Biblioteca Central da UFG – PALESTRAS

Faculdade de Informação e Comunicação – GRUPOS DE TRABALHO E MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS
Data: 20 de novembro de 2015 (sexta-feira)

PROGRAMAÇÃO MATUTINA – AUDITÓRIO BIBLIOTECA CENTRAL

CREDENCIAMENTO

CAFÉ COM ARTE – GRUPO “PLAFT – CANTANDO E CONTANDO HISTÓRIAS”

MESA DE HONRA

Prof. Dr. Magno Medeiros

Diretor da Faculdade de Informação e Comunicação – FIC

Profa. Dra. Andréa Pereira dos Santos

Coordenadora Geral do Evento

Profa. Dra. Celene Cunha Monteiro Antunes Barreira

Diretora do Instituto de Estudos Socioambientais – IESA

MESA REDONDA

Profa. Dra. Suely Henrique de Aquino Gomes (MEDIADORA)

Faculdade de Informação e Comunicação - UFG

Profa. Dra. Lígia Maria Moreira Dumont

Escola de Ciência da Informação – UFMG

Prof. Dr. Wilson Alves de Paiva

Academia Trindadense de Letras

Profa. Dra. Keila Matida de Melo Costa

Faculdade de Educação - UFG

DEBATE

INTERVALO

WORSHOP "SISTEMAS DE SEGURANÇA E AUTOMAÇÃO"

GRUPOS DE TRABALHO; APRESENTAÇÃO DE PÔSTERES E MOSTRA DE

DOCUMENTÁRIOS UNIVERSITÁRIOS

LOCAL: FACULDADE DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO – FIC/UFG

EIXOS TEMÁTICOS

EIXO TEMÁTICO 1: ESPAÇO E LEITURA

A leitura como processo de aprendizado e transformação para a construção da cidadania. Os diferentes espaços de produção da leitura. O sujeito e a leitura do mundo. A vida nas cidades e o processo de leitura. Desenvolvimento socioespacial e acesso à leitura. Projetos de ação. Os grupos e as diferentes formas de construção do saber escrito. O mundo rural e o mundo da leitura

EIXO TEMÁTICO 2: LETRAMENTO E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL

A leitura como componente essencial para o letramento informacional. A competência informacional enquanto processo de busca, uso, transformação e geração de novos conhecimentos. Uso competente de informação em diferentes instâncias da sociedade.

EIXO TEMÁTICO 3: LEITURA(S) FRAGMENTADAS E PRECONCEITOS EM LEITURA

As leituras fragmentadas e os preconceitos aos novos modos de ler na sociedade atual. Sociedades "agrafas". Leitores compulsivos. Projetos de acesso à leitura para grupos marginalizados. Espaços virtuais como novas formas de construção de identidades e novos modos de leitura. As redes sociais enquanto espaços de compartilhamento e difusão da informação. Leituras, sujeitos e redes. O papel da mídia e a ideologia

EIXO TEMÁTICO 4: LEITURAS DE MUNDO PELO VIÉS LITERÁRIO

A literatura como fonte de compreensão do mundo. A geografia e a literatura na construção de identidades sociais. A leitura do mundo por meio da simbiose arte e realidade. A poesia, a crônica, o romance, a novela e as diferentes leituras na formação dos sentidos.

EIXO TEMÁTICO5 – HISTÓRIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO

História das instituições de leitura: bibliotecas, livrarias, academias de letras etc. História da imprensa. História das práticas de leitura nas diferentes instâncias (família, escola, universidade).

EIXO TEMÁTICO6 – INTERFACES DA LEITURA

Pesquisas, experiências sobre as diversas interfaces das práticas de leitura.

EIXO TEMÁTICO7 – LEITURA: IMAGEM E IMAGINÁRIO

Leitura de imagem, mídia e imaginário. Possibilidades e metodologias de leituras de imagens. Diferentes tipos de imagens e suas diversas leituras: fotografia, vídeo, cinema e imagem digital. Relações entre imagem e imaginário: imagens mentais, representações mentais, símbolos e mitos.

SUBMISSÃO DE TRABALHOS (artigos completos; pôsteres e documentários universitários)

De 1º à 30 de setembro de 2015

FEIRA DE LIVROS USADOS E NOVOS

08h00 às 12h00 (Auditório da Biblioteca Central)