Weby shortcut

Chamada de Trabalhos

Atualizado em 29/01/19 20:12.

O prazo para submissão de Trabalhos acontece de 05 a 31 de março de 2018.

CRONOGRAMA – CAFÉ COM LEITURA

Submissão de trabalhos

05 à 31 de Março

Período de Avaliação

01 à 20 de Abril

Divulgação dos resultados preliminares

23 de Abril

Correções

23 à 30 de Abril

Divulgação da lista de trabalhos aprovados

06 de Maio

Cronograma de apresentações

20 de Maio

Evento

27 e 28 de Junho

Para realizar a submissão de trabalhos clique aqui

 

EIXOS TEMÁTICOS

EIXO TEMÁTICO 1: ESPAÇO E LEITURA

A leitura como processo de aprendizado e transformação para a construção da cidadania. Os diferentes espaços de produção da leitura. O sujeito e a leitura do mundo. A vida nas cidades e o processo de leitura. Desenvolvimento socioespacial e acesso à leitura. Projetos de leitura e intervenção. Os grupos e as diferentes formas de construção do saber escrito. O mundo rural e o mundo da leitura.

EIXO TEMÁTICO 2: LETRAMENTO E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL

A leitura como componente essencial para o letramento informacional. A competência informacional enquanto processo de busca, uso, transformação e geração de novos conhecimentos. Uso competente de informação em diferentes instâncias da sociedade.

EIXO TEMÁTICO 3: LEITURA(S) FRAGMENTADAS E PRECONCEITOS EM LEITURA

 Leituras fragmentadas e preconceitos relativos aos novos modos de ler na sociedade atual. Sociedades "ágrafas". Leitores compulsivos. Projetos de acesso à leitura para grupos marginalizados. Espaços virtuais como novas formas de construção de identidades e novos modos de leitura. As redes sociais como espaços de compartilhamento e difusão da informação. Leituras, sujeitos e redes. O papel da mídia e a ideologia.

EIXO TEMÁTICO 4: LEITURAS DE MUNDO PELO VIÉS LITERÁRIO

A literatura como fonte de compreensão do mundo. A geografia e a literatura na construção de identidades sociais. A leitura do mundo por meio da simbiose arte e realidade. A poesia, a crônica, o romance, a novela e as diferentes leituras na formação dos sentidos.

EIXO TEMÁTICO 5 – HISTÓRIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO

História das instituições de leitura: bibliotecas, livrarias, academias de letras etc. História da imprensa. História das práticas de leitura nas diferentes instâncias (família, escola, universidade).

EIXO TEMÁTICO 6 – INTERFACES DA LEITURA

Pesquisas, experiências sobre as diversas interfaces das práticas de leitura.

EIXO TEMÁTICO 7 – LEITURA: IMAGEM E IMAGINÁRIO

Leitura de imagem, mídia e imaginário. Possibilidades e metodologias de leituras de imagens. Diferentes tipos de imagens e suas diversas leituras: fotografia, vídeo, cinema e imagem digital. Relações entre imagem e imaginário: imagens mentais, representações mentais, símbolos e mitos.

EIXO TEMÁTICO 8 – BIBLIOTECAS ESCOLARES

A biblioteca escolar como instrumento de ensino-aprendizagem. Biblioteca e bibliotecário na formação de leitores. Professores e bibliotecários na implementação do letramento informacional na escola. Biblioteca na formação dos professores. Parceria bibliotecário e professor.

Para realizar a submissão de trabalhos clique aqui

 

 

Related Files Size Archive Fingerprint
chamada 2019 186 Kb 9f74164e666c3b6a928fd64c760060cc
template 2019 71 Kb a016e56213b558a7967d9676512964b6
uso da imagem 51 Kb 0503c2e160d3338890c01f1ca1608c24
ficha de submissão 53 Kb f661c2ebacace6578457113f4040406c
termo de autorização 51 Kb d56dc0b66c9e47f685f744707e161e89