Chamada de Trabalhos
O prazo para submissão de Trabalhos acontece de 05 a 31 de março de 2018.
CRONOGRAMA – CAFÉ COM LEITURA |
|
Submissão de trabalhos |
05 à 31 de Março |
Período de Avaliação |
01 à 20 de Abril |
Divulgação dos resultados preliminares |
23 de Abril |
Correções |
23 à 30 de Abril |
Divulgação da lista de trabalhos aprovados |
06 de Maio |
Cronograma de apresentações |
20 de Maio |
Evento |
27 e 28 de Junho |
Para realizar a submissão de trabalhos clique aqui
EIXOS TEMÁTICOS
EIXO TEMÁTICO 1: ESPAÇO E LEITURA
A leitura como processo de aprendizado e transformação para a construção da cidadania. Os diferentes espaços de produção da leitura. O sujeito e a leitura do mundo. A vida nas cidades e o processo de leitura. Desenvolvimento socioespacial e acesso à leitura. Projetos de leitura e intervenção. Os grupos e as diferentes formas de construção do saber escrito. O mundo rural e o mundo da leitura.
EIXO TEMÁTICO 2: LETRAMENTO E COMPORTAMENTO INFORMACIONAL
A leitura como componente essencial para o letramento informacional. A competência informacional enquanto processo de busca, uso, transformação e geração de novos conhecimentos. Uso competente de informação em diferentes instâncias da sociedade.
EIXO TEMÁTICO 3: LEITURA(S) FRAGMENTADAS E PRECONCEITOS EM LEITURA
Leituras fragmentadas e preconceitos relativos aos novos modos de ler na sociedade atual. Sociedades "ágrafas". Leitores compulsivos. Projetos de acesso à leitura para grupos marginalizados. Espaços virtuais como novas formas de construção de identidades e novos modos de leitura. As redes sociais como espaços de compartilhamento e difusão da informação. Leituras, sujeitos e redes. O papel da mídia e a ideologia.
EIXO TEMÁTICO 4: LEITURAS DE MUNDO PELO VIÉS LITERÁRIO
A literatura como fonte de compreensão do mundo. A geografia e a literatura na construção de identidades sociais. A leitura do mundo por meio da simbiose arte e realidade. A poesia, a crônica, o romance, a novela e as diferentes leituras na formação dos sentidos.
EIXO TEMÁTICO 5 – HISTÓRIA DAS PRÁTICAS DE LEITURA E DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO
História das instituições de leitura: bibliotecas, livrarias, academias de letras etc. História da imprensa. História das práticas de leitura nas diferentes instâncias (família, escola, universidade).
EIXO TEMÁTICO 6 – INTERFACES DA LEITURA
Pesquisas, experiências sobre as diversas interfaces das práticas de leitura.
EIXO TEMÁTICO 7 – LEITURA: IMAGEM E IMAGINÁRIO
Leitura de imagem, mídia e imaginário. Possibilidades e metodologias de leituras de imagens. Diferentes tipos de imagens e suas diversas leituras: fotografia, vídeo, cinema e imagem digital. Relações entre imagem e imaginário: imagens mentais, representações mentais, símbolos e mitos.
EIXO TEMÁTICO 8 – BIBLIOTECAS ESCOLARES
A biblioteca escolar como instrumento de ensino-aprendizagem. Biblioteca e bibliotecário na formação de leitores. Professores e bibliotecários na implementação do letramento informacional na escola. Biblioteca na formação dos professores. Parceria bibliotecário e professor.
Para realizar a submissão de trabalhos clique aqui